Literatura Gospel



X

Esperando no Senhor

Um relacionamento de intimidade com Deus

A esperança é a crença na realização daquilo que se deseja. A concretização dos anseios pessoais é uma realidade nas diversas áreas do nosso cotidiano. Quando se vive um relacionamento de intimidade com Deus, é possível entender a Sua vontade e esperar com sabedoria e paciência para agir da maneira que o Senhor deseja.

Para alcançar a comunhão necessária com Deus é preciso estudar a bíblia com o coração aberto porque o engajamento bíblico nos leva ao crescimento e amadurecimento espiritual. Aquele que medita nas escrituras sagradas alcança entendimento não somente quanto às coisas naturais deste mundo, mas principalmente quanto às coisas espirituais. Muitos são os que procuram ter entendimento, mas poucos os que meditam nos estatutos divinos. O cristão que deseja andar com o Senhor em todo tempo não deve escolher, apenas, algumas passagens bíblicas que melhor se encaixem ao seu estilo de vida, mas se aprofundar no estudo da palavra de Deus para saber qual deve ser a sua posição diante de Jesus Cristo e assim ser conduzido a uma vida de aperfeiçoamento diante de Deus.

A oração é outro fator essencial para uma vida dependente do Senhor. Através dela é possível abrir o coração e obter acesso ao Deus todo poderoso e criador de todas as coisas, fato descrito nas Escrituras Sagradas quando após a morte do Senhor o véu do templo foi rasgado de cima a baixo, levando-nos a ter livre acesso ao Pai celestial por intermédio de Jesus Cristo. A oração nos aproxima de Deus, fazendo crescer nossa amizade com o Senhor, desejando cada dia mais estar perto dele (Hebreus 4:16); A oração conforta, fornece refrigério e equilíbrio para se enfrentar as situações adversas (Filipenses 4:6-7); A oração fortalece o crente e permite uma vida de vitória diante das tentações, ela gera a gratidão, molda a vida tornando possível ao cristão, refletir o amor de Cristo para o próximo. Neemias foi um exemplo de total submissão à vontade do Senhor (Neemias 1:4-11). Mediante as diversas situações que se apresentaram em sua vida, ele soube colocar tudo diante de Deus em oração, quando o Rei Artaxerxes perguntou o que ele gostaria de pedir como ajuda pelo momento difícil que vivia, Neemias preferiu, antes mesmo de responder, consultar o Senhor, pedindo orientação para dar a resposta adequada (Neemias 2:3-5). Quantas pessoas diante de um momento de decisão como esse, procurariam antes de responder, fazer uma oração consultando a vontade de Deus? Neemias sabia que mesmo diante de tudo que o rei poderia oferecer, o melhor seria esperar e ouvir a resposta vinda do Senhor. Que Maravilha! Nesse sentido, para aprender a esperar no Senhor, é necessário uma vida diária de oração, momento em que é possível não somente pedir, mas também sentir e entender o que Deus deseja.

A gratidão incondicional a Deus por parte do evangélico é um importante indicador de que o Senhor se faz soberano em sua vida. Mesmo diante de respostas negativas, o cristão que aguarda em Deus, demonstra confiança no Altíssimo porque sabe que a vontade do Criador é boa perfeita e agradável (Habacuque 3:17-18). A atitude de agradecer reflete a posição de submissão do servo de Jesus, não somente pela dependência do ar que se respira, mas também pelo sustendo e pelo que o Senhor representa. O evangelho de Lucas capítulo 17 versos 11 a 19 traz o ensinamento de que o propósito do milagre é permitir aos homens não somente um bem estar físico, mas tem como meta principal, que o alcançado pela benção possa render as devidas Glórias a Deus. Jesus conhecia o coração dos dez leprosos, talvez por isso não tenha os curado imediatamente, pois almejava evidenciar que apenas um leproso voltaria para render graças e enaltecer o nome do Senhor, infelizmente os nove restantes estavam apenas interessados com as suas necessidades físicas (versículo 19). Jesus apresenta aquele homem que retornou como alguém que obteve algo muito mais importante do que seu pedido, aquele homem alcançou a salvação da sua alma mediante sua fé e reconhecimento de que Jesus como filho de Deus o curara.

Para perceber o que Deus deseja para sua vida é necessário andar com Ele diariamente de modo que seja possível viver um relacionamento profundo, sincero e duradouro. Independente da resposta do Pai Celestial, Ele continuará cuidando da vida dos seus filhos com amor, e jamais concederá algo para prejudicar os salvos em Cristo Jesus. Com esse entendimento será possível desfrutar o melhor já reservado e não restarão dúvidas que a resposta final foi concedida com amor, carinho e em prol da exaltação do Santo nome do Senhor aqui na terra.

Por: Sérgio S. Lima