Literatura Gospel



X

Disfarçando e Reduzindo as Olheiras!

Olheiras, como lidar?

Minhas pálpebras são naturalmente mais escuras, mas minhas olheiras nunca foram muito gritantes, apesar do meu exagero em dizer que sim. Mas depois dos meus problemas hormonais, que me deixaram meses sem dormir direito, notei que elas ficaram mais escuras mesmo depois que meu sono regularizou por causa da melatonina, não acho que tenha voltado ao normal!

O ruim disso é que por mais que estejamos descansadas, sempre parece que estamos exaustas, porque quando temos olheiras o rosto fica com essa aparência de cansaço.

Para quem não sabe, as olheiras podem ser muitas causas e são de vários tipos. Em alguns casos, elas resultam da ação da melanina, em outros a questão envolve a genética e na maioria dos casos o problema está relacionado a dilatação dos vasos na região dos olhos, o que acaba levando mais sangue pra área dos olhos e pigmentando mais.

Elas tendem a aparecer depois de noites mal ou não dormidas, de muito estresse, de momentos de muita fadiga, em quadros de alergias e rinites, bem como em decorrência do fumo, sendo comum, ainda, que surjam com força no período menstrual ou durante a gestação.

Vamos ver agora como amenizar e disfarçar o problema!

Chá de Camomila: Um santo remédio!
Muito se fala do chá de camomila, que é bom pra diversas coisas, inclusive para acalmar. Esse efeito vai além de “acalmar os nervos”, já que a camomila acalma também a pele, além de ter ação anti-inflamatória, o que pode auxiliar na redução da aparência roxeada das olheiras.

Quando usamos compressas frias de chá de camomila na região dos olhos, estimulamos a vasoconstrição, que nada mais é que a contração dos vasos sanguíneos. Para melhores efeitos, o chá deve ser mais concentrado e as compressas devem estar bem resfriadas, sendo colocadas, preferencialmente, no congelador ou no freezer antes de aplicar nos olhos. As compressas devem cobrir os olhos e lá ficar por 10 ou 15 minutos. Nesse meio tempo, fique deitada com a cabeça elevada para estimular os vasos sanguíneos a voltar ao normal, o que significa menos inchaço e arroxeado.

Pele Hidratada Faz Toda a Diferença!
Juro que não sabia disso, mas o fato é que pele hidratada ajuda a disfarçar as olheiras, sobretudo porque a pele na região dos olhos é fina, o que torna os vasos faciais mais aparentes e deixa a área mais arroxeada. Aumentar a espessura da pele é tarefa que o hidratante compre bem, e com isso ajuda a não deixar os vasos tão aparentes, o que acaba melhorando a cor na região das olheiras.

No mais, quanto mais hidratada a pele estiver, menor será a perda de colágeno, que melhora a sustentação e a tonicidade da pele, o que reduz, também, o rompimento dos vasos que causam o efeito arroxeado.

Durma bem
Quem dorme mal tem olheiras, não tem jeito! Isso acontece porque é durante o sono que a pele é restaurada, e se não colocamos o sono “em dia”, a pele não se recupera, e as olheiras dão as caras!

Água Fria: Um Santo Remédio!
Lavar o rosto com água fria ameniza as olheiras pois gera a vasoconstrição dos vasos, enquanto que a água quente tem efeito contrário!

Por Juliana Lopes